sábado, 20 de junho de 2015

Treino para ganhar massa muscular e força - parte 2.




No artigo passado dei uns conceitos gerais sobre como estruturar um treino que visa hipertrofia. Hoje irei dar uns exemplos práticos para que vocês entendam um pouco melhor como funciona a coisa.



Lembre que não existe nenhum treino perfeito nesse artigo, só estou dando algumas idéias baseadas na minha experiência pessoal e com outras pessoas.



-



- Semana 0: Descanso ativo - use o treino da semana 1, mas não use nenhuma técnica de intensidade, e deixe algumas repetições no tanque em todos os exercícios.



- Semana 1: 



Membros superiores - Treino A1 - Baseado mais em intensidade



Supino - Apenas uma série de trabalho em que você falhe entre a 5º ou 8º repetição - aumente o peso progressivamente entre as séries pra chegar a essa série principal

Remada com barra - Idem acima.

Supino inclinado com halteres - 1x15-20 repetições com rest-pause.

Trabalho para manguito - 2 a 3 séries leves.



Membros inferiores - Treino B1 - Baseado mais em intensidade



Agachamento - Apenas uma série de trabalho entre 12 - 20 repetições - aumente o peso progressivamente entre as séries pra chegar a essa série principal.

Terra stiffado - Apenas uma série com 15 repetições - aumente o peso progressivamente entre as séries pra chegar a essa série principal.

Cadeixa flexora - 1 strip set de 10/10/10 - todas as séries até a falha.




Membros superiores - Treino A2 - Intensidade moderada - Trabalho maior com halteres, peso corporal e máquinas.



Supino com halteres - 3 séries de 12-15 pesadas, mas sem falhar.

Barras - 30 - 50 repetições na menor quantidade de séries possíveis.

Supino inclinado máquina - 2 séries de 8 - 10 repetições com o mínimo de descanso até a falha.

Trabalho de manguito - 2 - 3 séries leves.



Semana 2:



Membros inferiores - Treino B2 - Baixa intensidade - Exercícios com máquinas e peso corporal.



Afundo ou passadas - 80 - 100 repetições no menor tempo possível.

Leg press - 4 a 5 séries de 15-20

Hiperextensão - 30 a 50 repetições.



Repita o treino A1.



Repita o treino B1.



Outra rotina bem básica seria essa (funciona muito bem):



Dia 1:



Supino - 2 séries de trabalho

Paralelas - 50 a 100 repetições

Remada alta - 2 séries de trabalho



Dia 2:



Agachamento - 2 séries de trabalho

Remadas - 2 séries de trabalho

Barras - 30 a 50 repetições



Dia 3:



Supino inclinado - 2 séries de trabalho

Desenvolvimento por trás ou militar em pé - 2 séries de trabalho

Elevações laterais: 2 a 3 séries de trabalho



Dia 4: 



Terra - 2 séries de trabalho

Remadas - 2 séries de trabalho

Barras - 20 a 30 repetições com peso adicional



Você pode rotacionar esses dias da mesma maneira nas semanas, como já foi explicado antes. O foco aqui é tentar ficar o mais forte possível usando algumas séries perto da falha, lentamente adicionando repetições ou kgs extras nos exercícios a cada semana até que você não consiga mais, daí você resetaria esses exercícios (tirar 15% do peso e começar o processo novamente).



Essas rotinas são apenas exemplos, mas que podem ser seguidos sem problema nenhuma. Não mencionei roscas e nenhum exercícios isolador para tríceps, panturrilhas, abdominais, e lombar, mas não há problema nenhum se você quiser adicionar alguma coisa disso no fim dos treinos. Eu apenas me limitaria a escolher exercícios com halteres ou máquinas, porque o principal são os agachamentos, supinos, desenvolvimentos, remadas, barras, etc.



Outra coisa a se notar no primeiro exemplo dado é que, você faz basicamente dois treinos muito intensos por semana e depois um treino moderado ou leve. Esses dias deveriam mais lights, pra pegar um pump, lubrificar as articulações. Você deveria sair da academia melhor do que quando entrou. Como eu já disse antes, treinar com intensidade máxima sempre é dar um tiro na própria nuca.



Já na segunda rotina, a maioria dos movimentos são com barra, então eu recomendo a você sempre deixar umas 2 repetições de reserva. Se concentre em conseguir aumentar as suas repetições ou então a adicionar peso extra a cada semana. 1kg a mais por mês são 12kgs a mais no supino em um ano. Pra pessoas que já tem um nível de força alto isso é muita coisa.



Então, se você gosta de treinar com mais intensidade, a primeira rotina pode ser melhor pra você. Se você gosta de um pouco mais de volume, a segunda rotina vai ser mais do seu agrado.



Mas não fique preso a dogmas, você pode tentar experimentar coisas novas e ir ajustando o treino de acordo com o que você sente. Mas se alguma coisa já está funcionando, não mude, fique com essa coisa até que ela pare de funcionar.



Eu também recomendo fortemente você a ficar atento aos sinais que seu corpo te dá. Se você está cansado, mas tem um treino de intensidade alta no dia seguinte, tire mais um dia de descanso antes de ir treinar.



Ou então faça o treino, mas com um peso mais leve, como em um dia de baixa intensidade. Quanto mais você conseguir ficar no programa sem ficar mentalmente e fisicamente exausto ou sem ter nenhuma lesão, mais permanente serão os ganhos que você terá. Quando você chegar num ponto sem saída, não fique batendo cabeça. Tire uma semana de folga antes de começar outro ciclo de treino desse tipo.



Também recomendo você a programar quanto tempo você vai usar essas rotinas e o que você espera atingir ao final desse tempo de maneira REALISTA. Algo como ganhar 5kgs de massa muscular com qualidade em três meses.



- Outros fatores:



Há outras duas coisas que importam bastante quando falamos em resultados de um treino. Se você acredita nele e seu estilo de vida. Se você que o seu treino é o santo graal de todos os treinos, provavelmente você terá resultados excelentes.



Agora se você não acreditar muito, provavelmente não fará um progresso impressionante. Meu conselho é acreditar em uma filosofia ao invés de uma estrutura de treino fixa e fechada.



Em outras palavras, minha própria filosofia é:



Adicionar mais repetições ou peso extra na barra, pouco a pouco ao longo do tempo.



Treinar pesado, com volume de treino moderado/baixo.



Fazer alguns poucos exercícios em que você não sinta dor, e que dão bastante estímulo em retorno.



Por bastante peso pra cima da cabeça, puxar bastante peso do chão, e agachar.



Fique o mais forte possível em mover seu corpo pelo espaço (paralelas, barras, flexões, passadas).



Faça algum trabalho preventivo contra lesões, como movimentos unilaterais, manguito, alongamentos, massagens.



Faça algum exercício de condicionamento umas vezes por semana.



Essa é a minha filosofia de treino. Ela cobre todos os aspectos que eu conheço. Posso por isso em um milhão de programas de treino diferentes. Mas o que não muda é a filosofia que eu acredito que funciona e que funcionou pras pessoas durante décadas.



Assim como a hipertrofia está relacionada a comer alguns sanduíches a mais na sua dieta, o treino também é simples. O esforço que isso requer é que é difícil.



O outro fator que eu mencionei é seu estilo de vida.



Se você fica bêbado toda noite e tem ressaca no dia seguinte, como é que você vai treinar de maneira consistente? Você não vai conseguir. Não tem jeito. Se você sempre fica acordado durante horas na madrugada, como o seu corpo vai ter o descanso de que ele precisa pra se recuperar?



Nunca.



Faça do seu estilo de vida e do seu sono uma prioridade também. Não estou dizendo pra você não sair mais e parar de beber completamente. Eu mesmo continuo fazendo isso. Mas faça desses momentos prêmios que você se dá por manter a disciplina continuamente. Recuperação e treino andam juntos de mãos dadas.



O Batman não vai combater o crime ou agachar pesado depois de uma noite dessa.



Finalmente, se você embarcar nessa missão de ganhar peso e é sortudo o suficiente de ter todos esses fatores em ordem, não mexa em nada. Se você estã ganhando 0.5kg a cada uma semana ou dez dias, com a força subindo e você se sentindo bem, não mexa em nada. 



-



Tradução do artigo de Paul Carter, técnico e pesista.







Nenhum comentário:

Postar um comentário