sábado, 20 de junho de 2015

"Mano, sua cabeça é muito pequena!" - E o motivo desse ser o melhor elogio que você pode receber.

"Se eu quero descobrir quanta força física um homem possui, ou provavelmente tem num estado de repouso, eu dou uma olhada no pescoço dele. Isso nunca dá errado. Tanto no homens quanto em outras espécies masculinas de animais, o pescoço sempre foi um verdadeiro indicativo da qualidade e da quantidade de sua força nervosa concentrada. Um homem saudável e forte sempre tem e sempre terá um pescoço forte." - George Jowett, The key to Might and Muscle.




Como qualquer pessoa que lê o blog com regularidade sabe, eu comecei a treinar depois de não conseguir supinar 60kgs para um teste de força do time de futebol americano da minha escola. Aparentemente, a vergonha dessa fraqueza foi lavada e esquecida por uma imensa onda de puxa-saquismo das mulheres por manginas na internet, troféus de participação, demonstrações públicas de fraqueza no youtube, e correntes crescentes de emasculação e estrogênio pelo qual a civilização ocidental está afundando.


60kgs de fúria - Jamie no colégio.



Na época em que eu tinha meus 15 ~ 16 anos, as pessoas começaram a comentar sobre o tamanho do meu pescoço. Eu geralmente fazia muito esforço com ele nos treinos de wrestling e futebol americano.



Pra vocês que nunca praticaram nenhum desses esportes, a primeira semana tanto em um quanto no outro é de pura dor muscular nele. Wrestling envolvia uma tremenda quantidade de esforço nessa região, já que o oponente fica te puxando ou empurrando com as mãos na sua nuca ou na cabeça - sem contar no trabalho de pontes que fazíamos.



E o futebol americano é basicamente um trabalho contínuo de pescoço já que você faz tudo de capacete. No final da primeira semana de prática de futebol durante as férias de verão, o capacete parece pesar uns 15kgs, e o seu pescoço fica tão dolorido que você não consegue dizer se você tem dor de cabeça, dor no peito, ou se você está experimentando uma hipertrofia muscular tão rápida e violenta que a sua cabeça ameaça explodir em um banho de sangue e pus como se fosse o pior furúnculo que você já teve.



Meu pescoço não era tão grande desse jeito pra ser honesto, falando em números absolutos claro. Ele media uns 42cm, mas eu pesava em torno de 62kgs. Então ele parecia gigantesco.



O famoso pescoço de ganso.



Ao longo do tempo, eu passava por alguns períodos em que treinava o pescoço como um maníaco para que ele acompanhasse a evolução do resto do meu corpo. Não há nada mais ridículo e desprezível, na minha opinião, do que um cara grande com um pescocinho.



Um cara pequeno com um pescoço grande parece um filho da puta que te derrubaria com um soco - pode ter certeza que se você ver alguém com um pescoço maior que os braços, esse cara é um lazarento perigoso (supondo que não estamos falando de um pescoço de 30cm e braços de 28cm).



Se você olha pra um cara pequeno e pescoçudo desses, pensar que ele já tem uma experiência razoável dentro de rodas de punk bêbado e brigas de bar é uma coisa plausível.



Inversamente, quando você vê um cara com uns brações e um pescoço de ganso, você pode ficar tranquilo, não há exceções, que ele é só aparência e nada de essência.



Se você quer prova maior pra isso, olhe para Gina Carano. Ela não parece valentona só porque quando ela sorri sua cabeça pode explodir em milhões de filhotes de demônio vomitando ácido sulfúrico, mas principalmente por causa do tamanho do pescoço dela, que é maior do que o da maioria dos caras que você conhece.


Esse é um belo pescoção em uma bela mulher.



Falando com mais eloquência, cito o "The art of the neck":



"Contrariamente à crença popular, sua masculinidade é definida pela medida do seu botão de cima (na verdade é um jogo de palavras meio difícil de traduzir, mas que é uma idéia de contrários entre a 'cabeça de baixo', se é que me entendem, e a parte do pescoço/cabeça de verdade). "



Otto Arco.



Antes de você zuar, considere o fato de que um pescoço pequeno em um homem musculoso, não é somente um fenômeno puramente da modernidade, mas seria considerado ofensivo para os homens de eras passadas.



Por exemplo, o bodybuilder anão de jardim do século, Otto Arco, tinha um pescoço que media 43 cm, pesando apenas 61kg. O parceiro de treino dele, Stanislaus Zbyszko, tinha um pescoço de mais de 52cm! O lendário levantador de pesos e wrestler George Hackenschmidt tinha mais de 55cm de pescoço pesando apenas 92kgs.



As descrições de homens 'machos' na virada do século 19 para o século 20 nunca menciona o bíceps ou o peitoral, e sim o tamanho do pescoço, dos ombros, e das costas. Esses eram as marcas da masculinidade e da força, até que as feministas e os esquerdistas entraram em acordo pra apagar a masculinidade do homem moderno.




Hoje é muito mais fácil você encontrar um milhão de caras que fazem as sobrancelhas na sua academia do que ver um cara brincando com uns 'pesinhos' e depois vestir uma camisa mas sem abotoá-la na altura do pescoço por medo de morrer enforcado.








-



Tradução do artigo de Jamie, pesista e entusiasta de esportes de força.



2 comentários: