quarta-feira, 17 de junho de 2015

Musculação feminina: como emagrecer - continuação - Parte 2.




Continuando a série de artigos sobre musculação feminina.







-



No fim do último artigo, terminamos estabelecendo a necessidade de se super-estimar um pouquinho as suas necessidades calóricas. Essa é a regra número 1.



Eu tenho um problemão com pessoas que prescrevem dietas que são muito restritivas. Eu mesma já segui uma nesses moldes e fritei meu metabolismo. Mas assim que eu aumentei um pouco as calorias, eu comecei a ganhar peso rapidamente. Levou quase um ano inteiro até que eu me recuperasse de todos esses danos no meu metabolismo e baixasse meu peso ao patamar anterior antes dessa cagada! Aprenda com os meus erros!




Se você está constantemente com fome, ansiosa, obecada por comida, exausta, e pega gripes e resfriados constantemente, isso é sinal que as calorias que você ingere estão muito abaixo da sua real necessidade.




Se tem uma coisa que eu espero que você aprenda deste artigo, é que você sempre tem que ter um plano B.



Agora, vamos tentar estimar o quanto de proteínas, carboidratos e gorduras você necessita diariamente. Isso é CRUCIAL se você deseja emagrecer com qualidade. Todas nós ouvimos que perda de peso é uma simples equação matemática: "Calorias que consumimos Vs. calorias que gastamos".



Quanto a isso, deixe-me contar minha experiência pessoal. Nos meus dias de 'rainha do aeróbico', eu fazia em torno de 4 - 5 horas de cardio por dia, tanto dando aulas de fitness para grupos de pessoas quanto nos meus próprios treinos particulares. 


Não seja que nem ela.


De acordo com o meu confiável monitor de batimentos cardíacos que eu lealmente usava, estava gastando em torno de 3000 calorias por dia. E de acordo com o meu registro de comida que eu mantive, estava consumindo em torno de 1800 calorias por dia. Isso me colocava num déficit calórico de 1200 calorias por dia. 



Mantive essa rotina por pouco mais de um ano e adivinhe o quanto de peso eu perdi durante esse período? Algo em torno de 1 kg. Um mísero kg! Segundo a velha teoria das "calorias consumidas Vs. calorias gastas", eu deveria ter perdido cada grama do meu ser e ter desaparecido junto com a poeira no ar. Como você pode ver, essa teoria é ridícula, e eu tomei a liberdade de cometer todos esses erros por você para desacreditá-la. De nada!



Minha dieta naquele tempo continha majoritariamente carboidratos e gorduras - frutas, pães, barras de cereal, castanhas, manteiga de amendoim, e etc. Proteína era artigo raro e vinha de queijo branco, yougurt e uma porção ou duas de carne por dia. 



Amigas, vocês podem estar comendo a quantidade correta de calorias, ou possivelmente até menos calorias do que vocês precisam, mas se não comerem a quantidade correta de proteína, carboidratos e gorduras, ficarão sempre na rota da cidade das falsas-magras.


A falsa magra. 



Voltemos aos negócios. Os números que eu darei a vocês permitem uma certa variação, e a razão disso é a de que, como eu já mencionei, todas são diferentes. 



Estou certa de que vocês compreendem que é praticamente impossível passar uma dieta genérica que irá trazer resultados excelentes para todas que lerem isso. Uma dieta pra uma mulher de 1,60m e que pesa 55kgs vai ser bem diferente do que a dieta de uma mulher de 1,75m e 69kgs.



Com a proteína as coisas são muito simples, estejam ou não em dia de treino. Eu gostaria que você tentasse consumir pelo menos 2 - 2,5 gramas por kg de peso corporal, com um máximo total de 175 gramas por dia.






Carboidratos são o item onde as pessoas tendem a errar a mão. Enquanto eles não são os inimigos, você quer consumí-los nos horários corretos e de uma maneira responsável, porque é muito fácil você extrapolar, e seu corpo adora armazená-los como gordura. 



A regra geral pra você num momento inicial é a seguinte: em dias de treino de musculação, gostaria de vê-la consumindo entre 2 - 2,5 gramas de carboidrato por kg de peso corporal seu, com um ingestão máxima de 150 gramas.





Em dias que você descansa, ou dias que você não pratica musculação mas outras atividades, gostaria que você mantivesse uma taxa de 1 - 1,5 gramas de carboidrato por kg de peso corporal, com uma ingestão diária máxima de 125 gramas.



Isso é uma quantia generosa, mas temos que dar essa leve super-estimada para que, se necessário, você tenha de onde tirar calorias quando estagnar na perda de peso.



O resto das calorias virão das gorduras. Em dias de treino com pesos quando você está consumindo mais carboidratos, gostaria que você consumisse entre 0,5 - 0,6 gramas de gordura por kg de peso corporal, chegando a um máximo de 50 gramas.



Em dias de descanso, ou dias que você pratica outras atividade que não o treinamento com pesos, como você estará consumindo menos carboidratos, gostaria que você consumisse entre 0,6 - 0,8 gramas de gordura por kg de peso corporal, atingindo no máximo 75 gramas diários.





Vamos fazer uma matemática pra garantir que vocês entenderam. Supondo que você seja uma mulher de aproximadamente 63 kgs e irá praticar musculação hoje. Isso significa que você terá que consumir entre 126 - 158 gramas de proteína (2 - 2,5 gramas de proteína por kg de peso corporal).



Vai consumir entre 126 - 150 gramas de carboidrato (2 - 2,5 gramas de carboidrato por kg de peso corporal, com ingestão diária máxima de 150 gramas).



Como os seus carboidratos estão um pouco mais altos hoje, você consumirá 0,5 - 0,6 gramas de gordura por kg de peso corporal, o que te deixa na faixa de 31 - 38 gramas de gordura.



Agora, essa mesma mulher em um dia de descanso, consumiria a mesma quantia de proteínas, que gira em torno de 126 - 158 gramas. Os carboidratos ficariam na faixa de 63 - 95 gramas (1 - 1,5 gramas de carboidrato por kg de peso corporal). Consumiria ainda entre 0,6 - 0,8 gramas de gordura por kg de peso corporal, o que colocaria essa mulher na faixa de ingestão entre 38 - 50 gramas por dia.



Eu já consigo ouvir os lamentos de muita gente da minha sala, mas antes que você vá até o final do artigo para postar comentários desnecessários, escute mais uma vez. Sim, eu entendo que há um pouco variação nos números que eu passei. Cabe a você achar dentro dessa variação a quantidade de macronutrientes que se adequa melhor ao seu corpo. 





Eu poderia te dar qualquer dieta mequetrefe que te deixaria faminta e miserável facilmente. Mas há alguns problemas com isso. Primeiramente, você vai perder o controle e sairá do plano pra comer qualquer coisa que apareça na sua frente. 




Ou ainda pior, você vai continuar faminta até que seu metabolismo fique desregulado, que você perca massa muscular e que você estagne na perda de gordura rapidamente. Eu me recuso a fazer isso com você.



A primeira coisa que eu sugiro que você faça é descobrir de uma vez por todas o que você consome atualmente. Muita gente não faz a menor idéia desse número. E o único jeito de descobrir isso é tendo um registro de refeições.



Falaremos mais disso no próximo artigo.



Por: Jen Comas Keck, competidora nacional qualificada em Salt Lake City, UT e atualmente tentando migrar para o levantamento de peso básico sem equipamentos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário