domingo, 21 de junho de 2015

"Mano, sua cabeça é muito pequena!" - E o motivo desse ser o melhor elogio que você pode receber - Parte 2.




Se você não leu a parte 1, não perca tempo. E antes de continuar, acho que é melhor nós diferenciarmos os pescoços pequenos dos pescoços grandes.



Pra isso, eu dou a palavra ao Steve Helmicki, campeão de powerlifting e possuidor de um pescoço gigantesco de 58 cm medindo apenas 1.62m de altura. O cara ama tanto treinar pescoço que já escreveu poemas sobre isso, além de obrigar o próprio cachorro a treinar pescoço também. Por isso é seguro dizer que ele é psicopata o suficiente pra fazer um julgamento completamente imparcial do tamanho do pescoço de você, leitor. Aqui vai a tabela feita por ele:



35cm - Menina
39cm - Pequeno
42cm - Médio
44.5cm - Grande
47cm - Extra grande
48cm - Quase enorme
50cm - Enorme
53cm - Mais que enorme
56cm - Atemorizante
58cm - Aberração
63.5cm - Voromizado (o que eu acho que é uma referência ao levantador de peso Jim Voromin)
66cm - Desenho animado



Um pescoço grande e forte te dá mais do que apenas uma aparência boa; um pescoço forte torna o que é um elo fraco na maioria dos atletas em um ponto forte. 



Isso vai melhorar seu supino uma vez que você vai ser capaz de pressionar sua cabeça contra o banco mais fortemente, e fortalecendo seu arco por consequência. Vai melhorar seu terra com a melhorar na estabilização da espinha dorsal. Vai melhorar seu agachamento se você não consegue manter sua cabeça numa posição neutra quando as cargas estão muito altas. Vai melhorar a sua capacidade de fazer sexo oral, em quem quer que você esteja fazendo. Vai impedir que você morra se você capotar o seu carro enquanto em alta velocidade. Vai te fazer um lutador melhor, deixando você menos sucetível a choques e a ser nocauteado.



Um pescoço grosso e uma fúria assassina manteve Tyson longe de beijar a lona por um tempo.



Os pescoços dos atletas acima mencionados, e muito do meu próprio, vieram a partir da aplicação deliberada de exercícios isométricos e com altas repetições. Ele parece ser um grupo muscular que responde incrivelmente bem a esses dois métodos de treinamento.



Logo no início dessa minha extravagância pescoçal, eu dependia quase principalmente de exercícios isométricos, com exceção de um dia especial só para esse fim, em uma antiga máquina que tinha no colégio. Devido ao constante estímulo tanto no futebol quanto no wrestling, ele cresceu como o pinto de John Holmes em uma orgia num set de filme pornô.



Na faculdade, fiz um esforço para que o meu pescoço atingisse os 48cm, inspirado por uma combinação de tédio e um desejo de experimentar alguma coisa nova.  Comecei a fazer um treino de alto volume, frequência diária e pesos relativamente baixos.



Até que fui bem sucedido na missão. Passei de 41cm para 45cm em quatro meses. E só pra lembrar que, durante esse tempo eu estava cortando peso, e passei dos 80kgs para 75kgs.


Com 77kg, meu pescoço era mais grosso do que a perna desse Búlgaro.



A única coisa que me impediu de alcançar o meu objetivo nada modesto foram as dores tardias. Durante todo esse período eu nunca fiz uma massagem ou algo do tipo até que fosse tarde demais, o que foi um erro crítico. Meu pai veio me visitar e nós imediatamente pegamos um trem para Salzburg.



Nessa viagem, eu cometi o grave erro de virar a cabeça pra olhar pela janela, e desmaiei caindo de cara no chão, de tanta dor e de tanto que o meu pescoço estava latejando. Só os cuidados de uma massagista profissional, um monte de relaxantes musculares e o sono foram capazes de resolver o problema. Depois disso eu fiquei bem menos agressivo em minha missão.



Então, enquanto o treinamento diário do pescoço é possível - e com certeza te trará resultados excelentes - fazer isso sem o trabalho de reabilitação adequada pode fazer você cagar nas calças de tanto tomar relaxantes musculares.



Se você deseja embarcar em um programa de treino para pescoço com altas repetições, Steve Helmicki faz uma recomendação com a qual eu concordo totalmente: comece com pontes de pescoço e vá aumentando o volume de treino gradualmente.


Lutadores de wrestling tradicionalmente têm alguns dos maiores pescoços da Terra, e seu método preferido para construí-los é a ponte. A citação a seguir é o que Steve diz que você deve fazer, já que a minha recomendação seria algo como "vai lá e faz umas pontes, caralho":



"Para os atletas que estão apenas começando o trabalho de pescoço, recomenda-se que o volume seja gradualmente aumentado. Comece com cinco repetições na testa e depois mais cinco para a parte de trás da cabeça. Adicione uma ou duas repetições. Quando você alcançar vinte repetições, dividida o treino para duas vezes ao dia.



Faça os exercícios ao se levantar e antes de ir dormir. Alongue-se após o treino e durante o dia. Temos atletas que  ganham 5cm em seis semanas. Alongue bem a área e use gelo."(Helmicki, 22).



Para aqueles de vocês que nunca fizeram uma ponte de  pescoço, elas são o exercício mais simples do mundo. Os lutadores as fazem há mais de um milhão de anos para fortalecer seus pescoços e nunca sofreram nenhum tipo de lesão, não importa o que os idiotas dos fóruns que você participa digam.



Treinar a ponte é muito fácil, e há muitos exemplos on-line caso você precise de ajuda pra descobrir. Não que eu esteja dizendo que você é retardado se você não consegue descobrir isso sem nenhum vídeo do Youtube ... Só falo que você deveria ser esterilizado e colocado em uma casa pra deficientes mentais, pra que o resto do mundo não tenha que lidar com a sua idiotice. 



(Nota do tradutor: pra facilitar a vida do leitor, e poupar uma descrição longa e detalhada, aqui vai o tutorial de como fazer as pontes)












Outra maneira de condicionar seu pescoço antes de começar um trabalho mais pesado são os exercícios isométricos. A maioria dos exercícios isométricos que você vê on-line são uma porcaria, onde a pessoa faz a resistência com as próprias mãos - o que é estúpido e inútil.



Elas devem ser feitas com um parceiro, dessa forma você obterá muito mais resistência, sem tirar o fato de que o treino ficará mais competitivo. Para o treinamento lateral, por exemplo, você ficará de quatro, e vai empurrar o lado de sua cabeça contra a perna do seu parceiro o mais forte possível por uns 20s. Há inúmeras maneiras de se fazer exercícios isométricos, e você pode checar aqui.





Não questione a eficácia de treinos que não envolvem pesos. Considere isso: Corey Taylor, vocalista do Slipknot e do Stone Sour, pesa 68kgs, e tem um pescoço que mede 45cms; George Fisher, do Cannibal Corpse, tem um pescoço de 51cms. O segredo deles? Ficar 'batendo cabeça' durantes os shows. Sem brincadeiras:



"Na revista britânica Metal Hammer, edição de outubro de 2012, pediram que o vocalista da banda Cannibal Corpse explicasse o tamanho gigantesco do seu pescoço. 'Bem, é de ficar batendo a cabeça nos shows e de ter levantado uns pesos quando eu era mais jovem', ele disse. 'Meu pai tinha um negócio de pintar, encerar e coisas do tipo, e eu trabalhava com ele o dia todo. Quando acabávamos, nós íamos pescar e depois comíamos os peixe. Daí eu iria correndo pra casa do meu amigo, e lá levantava uns pesos junto com ele. Se você comparar minhas fotos de quando eu ainda morava lá, vai ver que meu pescoço está maior, e a única coisa diferente que eu faço é 'bater cabeça', o que é muito similar a levantar pesos.



Perguntado se ele já teve que medir o pescoço pra fazer alguma roupa, ele disse, 'Talvez quando eu me casei em 1998, mas não lembro, e hoje está maior. Se você parar pra pensar, ele é maior que a base da minha cabeça. Um amigo meu me disse - você não tem cabeça, você é um pescoço gigante com uma boca. Um monte de seguranças vem até a mim e reclamam que apesar de treinar, ainda tem um pescoço fino. Eu digo pra eles colocarem um CD da minha banda pra tocar e bater cabeça até o final do disco'."





Mais pra frente farei posts com dicas mais específicas de como organizar um treino de pescoço, aguardem.


FONTES:


Blabbermouth.  Cannibal Corpse Frontman Explains ''Gigantic Neck'.  Blabbermouth.net.  28 Nov 2012.  Web.  12 May 2013.  http://www.blabbermouth.net/news.aspx?mode=Article&newsitemID=182885



Helmicki, Steven.  Art of the Neck.  Vol. 1.  2008.  PDF.



Neck Bridge Drills for Wrestling.  Wrestling.isport.com.  Web.  10 Jun 2013.  http://wrestling.isport.com/wrestling-guides/neck-bridge-drills-for-wrestling  




-



Tradução do artigo de Jamie, pesista e entusiasta dos esportes de força.




2 comentários:

  1. Mano eu tenho 43cm de pescoço, realmente ficar batendo cabeça funciona.

    ResponderExcluir
  2. eu tenho 40cm de pescoço. Esse artigo esta foda

    ResponderExcluir