quarta-feira, 24 de junho de 2015

A importância das proteínas em uma dieta para ganho de massa muscular.




Se tem uma coisa que não para de me chocar é o choro dos atletas sobre como eles não ficam mais forte ou como não estão ganhando massa muscular. Não é preciso ser nenhum gênio pra descobrir qual é o problema - a razão é sempre 'sua dieta, mano'.



Não é só que a dieta deles é um lixo, o que é o caso na maioria das vezes, mas eles não comem o suficiente.




Não me refiro a não estar em um superávit calórico, mas simplesmente ao fato de que o total de comida consumido por eles seria suficiente apenas para crianças pequenas, modelos boiolas, ou então, homens abaixo dos 70kgs que não conseguem supinar com o próprio peso do corpo.






Antes de você cair da cadeira e começar a dizer obscenidades pro seu computador com uma cara hilária de raiva impotente, considere o fato de que quase todo grande atleta na história é conhecido pelo seu apetite voraz.



Talvez isso se devesse ao fato de que o volume total do treino deles era de duas a três vezes maior do que o do marombeiro moderno, e eles simplesmente tinham que comer ou então morreriam.




Ou talvez pelo fato de que esses atletas entendiam, ao contrário do praticante de musculação moderno, que para ficar gigante e forte, deve-se comer uma quantia tremenda de comida.



Larry e Vince Gironda estão gritando "prestem atenção frangolinos!" do seus túmulos.



Ao longo dos anos, eu notei que o adágio popularizado por Larry Scott e Vince Gironda, de que o treino com pesos ou o bodybuilding é 90% nutrição, parece ter se tornado o cacoete do bostinha na academia que fica agitando a coqueteleira com a sua luvinha, como se isso fosse um cálice contendo o sangue de um messias judeu morto há muito tempo atrás.



O cacoete se torna sua justificativa pra gastar dinheiro em suplementos de benefícios duvidosos, ignorando o fato de que eles não tem nenhuma massa muscular, e o melhor levantamento deles é provavelmente uma rosca concentrada de 10kgs.



Como resultado disso, eu fiquei com o pé atrás em concordar com a crença do Scott, de maneira que eu não notei que a idéia da nutrição apropriada estava tão internalizada em mim que eu nem chega a pensar nisso conscientemente, e eu fiz um esforço consciente em me distanciar das crianças que usavam as camisas do bodybuilding.com.



Isso, claro, foi muito tolo de minha parte. Ainda que eu escreva bastante sobre dietas, não acho que fui muito enfático a respeito da importância delas. Certamente, o treino e o sono são fatores importantes, mas com comida insuficiente, todo treino e sono do mundo serão insuficientes. Então me dêem um minuto para que eu possa subir no monte proverbial mais próximo pra que eu possa proclamar para o mundo:



A DIETA É RESPONSÁVEL POR PELO MENOS 50% DO
SUCESSO NOS ESPORTES DE FORÇA.



O que certamente nos conduz a questionar o que essa afirmação deve significar para o praticante de musculação comum, que quase sempre fica confuso por dizeres como "NATURAIS NÃO PODEM COMER QUE NEM HORMONIZADOS POR CAUSA DE - ARGUMENTO CIENTIFICO NEBULOSO E ALGUM TIPO DE SADOMASOQUISMO".



Eles vão te atolar em estudos sobre retenção do nitrogênio e outras besteiras do tipo, que estão relacionadas a praticamente nada da realidade que você pode ficar certo de que eles mesmos não sabem ao que se referem. Mais ainda, não possuem nenhum tipo de conhecimento histórico ou arqueológico, e vão dizer que uma coisa que já foi provada ser possível, ser na verdade impossível, porque foda-se o senso comum, os registros históricos e ficar grande.





George Eiferman na direita, que supinava com 180kgs, pesando 89kgs; e Steve Reeves que conseguia fazer o encaixe de arremesso ajoelhado com 102kgs - ambos tinham uma dieta com muita proteína.



É difícil, se não impossível, achar algum bodybuilder ou strongman da era pré-esteróides que não valorizavam as proteínas acima de qualquer coisa e as comiam em quantidades enormes.



Vamos pular a evidência arqueológica - que eu já dei nesse blog anteriormente a respeito do maior povo conquistador do planeta possui uma dieta extramemente pesada em carne, e ao fato de que os Cro-Magnons comiam a mesma quantidade massiva de carnes que os neandertais (nota do tradutor: dois artigos que eu irei traduzir logo), o que de acordo com os gurus da ciência deveria ter matado toda essa gente - e pularemos a alguns exemplos de atletas que baseavam suas dietas principalmente no consumo de proteínas.








O TRIO SAXÃO



Eles foram, basicamente, o time dos sonhos das exibições de strongman da virada do século 19 para o século 20. As suas marcas eram intocáveis assim como a perseguida de uma mulher com cinto de castidade, mas além disso, também era impossível de comer ou beber como eles.



" No café da manhã, eles comiam 24 ovos e cerca de 1kg de bacon defumado; mingau com creme de leite, mel, geléias e chá com bastante açúcar. As três da tarde eles jantavam: uns 4kgs de carne eram consumidas com vegetais (mas sem muita batata); frutas doces, cruas ou cozidas, tortas, pudins, cacau e chantilly e chá bem doce. Após o show, eles comiam carne gelada, peixe defumado, muita manteiga, queijo e cerveja".



"Mais tarde, na Inglaterra, como artistas, Hermann e Kurt começaram a consumir mais comidas doces e açucar. Eles tentaram muito ganhar peso, mas mesmo consumindo essas comidas e um apetite tremendo, chegando a consumir entre as refeições meio kg de manteiga, eles falharam; as vezes ganhavam uns poucos kgs que não conseguiam segurar. Arthur, o mais velho, não ligava pra doces e manteiga, até mesmo como criança ele não comia manteiga. Ao invés disso ele comia banha de porco. Hermann e Kurt, além de outras coisas, conseguiam comer quase 1kg de marmelada e beber 2 litros de cacaus em apenas uma refeição. Kurt era o mais esfomeado de todos, e pro café da manhã chegava a comer 24 ovos fritos em 700 gramas de manteiga.



"O jantar das três da tarde consistia basicamente de carne assada ou frita - de vaca, porco ou veado - mas não tinha muita batata. Tinha bastante salada com óleos, assim como em suas infâncias. Algumas vezes eles tinham outros vegetais, mas sempre carnes magras. Todos os dias eles comiam o pudim-yorkshire, arroz, sagu - todos muito açucarados. Depois, quase sempre tinha frutas cruas ou cozidas e nada pra beber.








'Muitas vezes eu comi gansos de uns 4kgs sozinho', Kurt me disse (isso equivale a 151 gramas de proteína e cerca de 12mil calorias numa raquetada só). Um dia, durante a semana, eles tinham peixe frito, com muita manteiga e torradas, mas sem batatas. As seis da tarde eles 'tomavam chá' - aqui eles basicamente comiam carnes picadas cruas com cebolar, pão alemão e mais um monte de manteiga, algumas vezes tortas e café.



Sua ceia incluída arenques (quando eles podiam arranjá-los) e eram comidos da mesma maneira que eles tinham se acostumado na infância. Os arenques eram usados, às vezes, em forma de salada; eles faziam a sua própria maionese com ovos crus e óleo.



Nunca houve qualquer uísque ou conhaque na casa deles. Mesmo como crianças eles não se importavam com leite e já adultos não desenvolveram nenhum gosto por ele. Na hora do "chá", muitas vezes tinham chantilly. Eles não gostavam de ovos cozidos, em vez disso, eles comiam ovos fritos com bastante manteiga "(Gaudreau).



Isto significa que apenas em duas refeições, cada um dos homens, que pesavam em torno de 95kgs, consumiam pelo menos 64g de proteína de ovos, 48g de proteína de bacon, e cerca de 80 g de proteína derivada da carne. Assim, antes de contabilizar a proteína proveniente do creme ou pudim e outros alimentos diversos, eles tinham que comer, cada um, quase 200 gramas de proteína, então, eles tomariam o "chá" com hambúrguer cru e cebolas, e, em seguida, uma enorme refeição após o show com muitas carnes e queijos.







Larry Scott



O primeiro Mt. Olympia e o possuidor de uns dos maiores e mais fortes braços da história, era contundente sobre o consumo adequado de proteínas. De acordo com ele,



"Basicamente eu como muita carne, queijo e ovos. Eu gosto do queijo cottage e de bifes preparados de diversas formas. Quase não como carboidratos e muito pouco vegetais. Eu suplemento minha dieta com a Johnson's Protein" (Training methods).



"Eu estava usando de 1,5 a 2 xícaras da Jonhson's Protein (Proteína do Rheo H. Blair) por dia. Eu misturava ela com creme e leite. Eu usava cerca de 2/3 de um litro de creme por dia misturado com leite para dar a consistência que eu gostava. Eu tomava esta mistura de proteína com creme três vezes ao dia. Comia de 6-8 vezes por dia. Tomava café da manhã, depois tinha um lanche às 10 horas e, em seguida, almoço ao meio-dia. Depois, outro lanche as 2:30, depois a janta mais a bebida de proteína e creme. Eu janto só depois do treino"(Ibid).







A dieta do Scott era muito popular na época, de maneira que RHeo Blair popularizou seu drink de proteínas - o Jonsohn's Protein - e era um pregado de dietas com bastante proteínas.



Nas quantidade que o Scott tomava esse shake, tinha em torno de 156 a 208 gramas de proteínas (Rheo Blair), Adicione mais 3 ou quatro refeições sólidas que consistiam em nada mais nada menos do que carne e queijo, e o Scott que pesava quase 100kgs consumia quase 4 grama de proteína por kg de peso corporal.



-



Amanhã continuarei a parte 2 do artigo, e falaremos um pouco mais da dieta de grandes nomes do bodybuilding e atletas do peso; assim como as fontes das pesquisas serão postadas também.



Tradução do artigo de Jamie, pesista e entusiasta dos esportes de força.


2 comentários:

  1. Puxa gostei imensamente do artigo imensas informacoes legais e impirtantea sobre nutricao e historia porem nao fale assim de Jesus ele nao e igual ao larry vince gironda aobtrio saxao ele e o Messias o Filho de Deus se vc nao tem ainda fe ok nao cite mas se for para citar cite corretamente fica a msg abracos e no mais parabens pelo artigo muito bom...

    ResponderExcluir
  2. Puxa gostei imensamente do artigo imensas informacoes legais e impirtantea sobre nutricao e historia porem nao fale assim de Jesus ele nao e igual ao larry vince gironda aobtrio saxao ele e o Messias o Filho de Deus se vc nao tem ainda fe ok nao cite mas se for para citar cite corretamente fica a msg abracos e no mais parabens pelo artigo muito bom...

    ResponderExcluir