quinta-feira, 25 de junho de 2015

A importância das proteínas em uma dieta para ganho de massa muscular - parte 2.



Leia aqui a primeira parte do artigo. Ontem falamos um pouco sobre a dieta do trio Saxão e do bodybuilder Larry Scott. Dando sequência ao artigo, vamos começar falando sobre a dieta de Reg Park.






REG PARK


Ele que é o ídolo do Arnold, e também foi o primeiro homem a supinar com 227kgs. Ele suava testosterona de uma maneira que os hipsters chegam até a ficar com vergonha. Ele era tão macho que as mulheres davam a luz espontaneamente na sua presença e o seu olhar de ferro podia quebrar o maxilar de um homem que estivesse em uma sala com ele.



Dito isso, não é surpresa que ele começasse seu dia comendo cereais misturado com alguma proteína em pó, mandava uns 4kgs de carne por dia timidamente mastigadas, e bebia tanto a cerveja Guiness que a maioria das pessoas entrariam em coma alcólico pela quantidade (Croft). Em detalhes, sua diet era assim:



CAFÉ DA MANHÃ:



Um copo de suco de laranja fresco.
Papaia e banana.
Um prato de sopa cheio de aveia com leite integral ou creme.
Um prato de bacon, ovos, tomate e torradas.
Chá.

ALMOÇO:



Uma tigela de sopa com tomate, ervilha, minestrone (um tipo de sopa de legumes) com pão de centeio.
Vegetais.
2kg de bife.
Sobremesa.
Chá e chocolate.
Vinho ou cerveja Stout.



JANTA:



O mesmo do almoço.



Se formos contar apenas o bife, supondo que ele era um homem de bom gosto e comia alguma coisa como uma costela ou uma bisteca, ele já conseguia algo em torno de 380 gramas de proteína, pesando 111kgs.







BILL 'PEANUTS' WEST



Sinceramente, se seu apelido é 'peanuts' (louco, doido, varrido), ou você está comprando uma doze pra pintar a parede com seu cérebro ou então você é um genuíno fodão.



Ainda que o Bill 'Peanuts' West fosse o cara mais legal da história, suas marcas definitivamente o colocava na categoria dos fodelões.



Pesando cerca de 90kgs, ele supinava com 197kgs, agachava com 238kgs, fazia rosca direta com forma perfeita com 80kgs, fazia o primeiro tempo de arremesso em pé com 140kg... em uma época em que o powerlifting nem existia ainda, e sem ao menos treinar os levantamentos olímpicos.



Ele começou a treinar pesando 45kgs na adolescência, e construiu seu corpo dessa forma, treinando insanamente.



"O apelido peanuts (o sentido literal da palavra é amendoim, mas também usam pra designar alguém meio louco) foi dado ao Bill por que foi passada a ele uma dieta bem rígida em proteínas na Muscle House.



Ele comia meio quilo de amendoim cru por dia, meia xícara de manteiga de amendoim, e seis colheres cheias de óleo de amendoim a cada 24 horas. Claro que, junto com todo esse consumo de amendoim ele tomava vários shakes de proteína e leite integral, assim como muitos sucos de fruta variados.



Bill chegou a aumentar o seu consumo de amendoins pra tentar passar da marca dos 90kgs, mas não há informações claras do quanto ele passou a comer. Mas meio kg de amendoim tem cerca de 112 gramas de proteína sozinho, enquanto que a manteiga de amendoim tem mais 36, e isso é só uma pequena parte da dieta dele.



Ela é a única autorizada a fazer biquinho com a boca por aqui.



Certamente há muitos outros exemplo que poderíamos analisar, desde as tentativas de Louis Cyr de comer toda a comida disponível no mundo, até Sérgio Oliva que comia qualquer coisa que via pela frente até mesmo no período próximo da suas competições (sua dieta consistia em comer panquecas de banana, refrigerantes de soda, MUITOS ovos, hamburgueres, shakes de chocolate, bifes, shakes de proteína antes e depois do treino).






Acho que deixei meu ponto claro. Pra ficar grande e forte, você tem que comer como alguém que quer ficar grande e forte. E antes que eu ouça um 'mas.... mas... mas.... eu nãããããããão consigo comer tuuuuuuuuuudo isso', eu te convido a se dar um tapa nessa estúpida boca fazendo bico, e se lembrar que sim, você pode comer tudo isso.



Pare de ser um mimadinho reclamão.




É sempre bom ver um cara que escreve sobre treinos treinar da maneira que ele aconselha os outros. McCallum não era um charlatão.



Pra reforçar o que eu disse, John McCallum, um escritor da Strenght and Health por muito tempo, está do meu lado na questão.



Eu já escrevi sobre a sopa envenenada que ele reomendava adicionar em cada refeição, mas ele tinha outra truque pra espelhar a palavra das dieta com teor de proteína muito alto. Ele criou o drink Get Big, pra deixar o seus leitores bombados. Diferentemente de Rheo Blair, ele não tinha uma indústria de suplementos.



Ele só falava muito sério quando o assunto era esse. "Você tem que comer proteína como se não houvesse amanhã. Eu mastigo tabletes de proteína o tempo todo. Minhas refeições tem muitas proteínas. Eu bebo leite ao invés de água. Eu levo os tabletes até a praia e fico comendo constantemente" (McCallum 473).






Ele recomendava a seguinte receita diariamente - era pra ser feita e guardada num jarro na geladeira. A cada uma hora, ele dizia pra encher um copo cheio disso e bebê-lo junto com alguma refeição - nunca substituir o shake por uma.



O SHAKE DA MAROMBA DO MCCALUM



- 6 a 8 scoops de proteína em pó (144-192 gramas de proteína)
- 2 litros de leite integral (62g de proteínas.
- 2 xícaras de leite desnatado em pó (48g de proteína).
- 2 ovos (16g de proteína)
- 4 colheres de sop de manteiga de amendoim (16g de proteína).
- Uns 450 gramas de sorvete de chocolate (15 gramas de proteína).
- 4 colheres de sopa de leite maltado em pé (17 gramas de proteína).
- Uma banana pequena (1.3g de proteína)
- 6 colheres de sopa de xarope de milho.







Isso da cerca de 319 - 367 gramas de proteína por dia, fora as das suas três refeições que você já come normalmente. Francamente, isso parece suicídio pra muitos de vocês, mas não pareceria para o trio Saxão - eles te chamariam de frango e iriam fazer malabarismos com pesos que você não conseguiria nem tirar do chão.




Mas depois de umas 6 semanas tomando o shake do McCallum e treinando pesado, no entanto, é bem seguro dizer que você pode ter uma chance em tirar um ou dois desses pesos do chão.






Quanto a mim, eu sempre adiciono duas colheres de sopa de creme nos meus shakes de proteína enquanto na dieta cetogênica. Também achei muito prático adicionar um scoop de proteína com água no final de cada refeição quando eu quero ganhar peso.




Recentemente descobri que o Jim Wendler também faz isso, e se ele está querendo perder peso, então ele toma isso antes de comer, pra reduzir o apetite. De qualquer maneira, você está ingerindo proteína extra e se certificando que os ganhos virão.






Aí está. Se você é mais fraco do que deveria ou menor do que deveria, ou ainda uma combinação dos dois, é sua própria culpa. Coma mais e treine pesado que os ganhos virão, como os sábios já disseram.



FONTES:



Bryant, Josh.  The M&F “GFH” Diet.  Muscle and Fitness.  Web.  3 Oct 2014.  http://www.muscleandfitness.com/nutrition/gain-mass/mf-gfh-diet?page=2



Croft, Henry.  100% British Beef: The Reg Park Story.  Gym Talk.  24 Jun 2013.  Web.  3 Oct 2014.  http://www.gym-talk.com/the-reg-park-story/



Everson, Jeff.  Incredible muscle mass: How Sergio Oliva and Victor Richards built theirs.  Strength Old School.  8 Jan 2010.  Web.  3 Oct 2014.  http://www.strength-oldschool.com/topic/108-incrediable-muscle-mass-how-sergio-oliva-and-victor-richards-built-their-physiques/



Gaudreau, Leo.  The Saxon trio: what they ate and how they trained.  Natural Strength.  Web.  3 Oct 2014.  http://www.bobwhelan.com/history/saxontrio.html



Liederman, Earle.  Bill "Peanuts" West.  The Tight Tan Slacks of Dezso Ban.  17 Sep 2009.  Web.  3 Oct 2014.  http://ditillo2.blogspot.com/2009/09/bill-peanuts-west-earle-liederman.html



McCallum, John.  Keys To Progress.  Nevada City: IronMind, 1993.



Rheo Blair Protein- How to mix the protein drink.  Iron Guru.  Web.  3 Oct 2014.  http://www.ironguru.com/rheo-blair-protein-how-to-mix-the-protein-drink



Training Methods of Larry Scott.  Iron Guru.  Web.  3 Oct 2014.  http://www.ironguru.com/training-methods-of-larry-scott



-



Tradução do artigo de Jamie Lewis, técnico e pesista.

Um comentário: